top of page

Clínica Médica e a escuta ao paciente

Foto do escritor: Mauricio LemosMauricio Lemos

por Mauricio Lemos, clínico geral - Akeso Clinic Center


A história da Especialidade que se propõe a entender o ser humano em sua

totalidade/integralidade (Clínica Médica) se mistura com a própria história da Medicina (de

imediato nos vem à lembrança o grande filósofo/cientista da área médica, Hipócrates).


Diante das queixas trazidas por nossos pacientes e na busca para “entendermos o

todo” acreditamos (e não duvidamos) na importância do histórico familiar, histórico de

doenças passadas, hábitos/vícios, exames físico, …; contudo, a ESCUTA e o

consequente acolhimento ao paciente é fundamental no entendimento “maior” daquela

situação trazida.


Conforme é informado pelos principais “tratados da Clínica Médica”, o bom clínico

resolve com competência algo em torno de 70 – 80% das queixas de seus parentes e

consegue, no mínimo, organizar/orientar/observar prioridades / criar estratégias, no que

tange às diversas queixas de seus pacientes.


Assim, para que estes objetivos sejam alcançados, a ESCUTA (de preferência sem

pressa) e o ACOLHER integralmente nossos pacientes, se tornam prioritários.


Para o bom clínico, e acredito que este princípio possa ser aplicado às demais

Especialidades, a BOA ESCUTA deve ser inseparável do seu exercício profissional.

 
 
 

Comentarios


bottom of page