
Atualmente, as doenças alérgicas constituem uma questão de saúde pública, acometendo em torno de um bilhão de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que em torno de 30% da população seja acometida por uma ou mais doenças alérgicas.
O alergista e imunologista é um especialista diferenciado, que, embora seja especializado em uma área específica do saber médico, a prática clínica o coloca próximo de clínicos, pediatras e geriatras, uma vez que presta assistência a pacientes de todas as faixas etárias e exige o domínio da abordagem integral do paciente, pois as doenças alérgicas e imunológicas apresentam um amplo espectro de manifestações clínicas acometendo diversos órgãos e aparelhos e, frequentemente, os pacientes apresentam duas ou mais condições alérgicas concomitantes.
A evolução na compreensão da regulação do sistema imune e dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos nas desordens alérgicas levou à identificação de fenótipos e endótipos, possibilitando a perspectiva do tratamento personalizado - medicina de precisão. Essa evolução proporcionou tratamentos alérgicos individualizados e com menos efeitos colaterais garantindo melhor qualidade de vida ao paciente bem como da família.
As doenças que o alergista imunologista pode ajudar:
– Asma
– Rinite e rinossinusite alérgicas
– Alergias oculares e conjuntivites alérgicas
– Alergias alimentares
– Esofagite eosinofílica
– Alergia a insetos (abelha, vespa e formiga)
– Alergia a látex
– Urticaria e angioedemas
– Angioedema hereditário
– Dermatite atópica
– Dermatite de contato
– Mastocitose sistêmica e cutânea
– Reação vacinal
– Imunodeficiências primárias e secundárias
– Candidíase e herpes de repetição
Comentários